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Saiba como os alimentos ricos em fibras auxiliam no emagrecimento.

Fibras alimentares ou fibras dietéticas são compostos de origem vegetal que não podem ser digeridos pelas enzimas do nosso sistema gastrointestinal.

Podem ser classificadas em 2 grupos:

Fibras solúveis: dissolvem - se em água formando géis viscosos e são facilmente fermentáveis pela microflora do intestino grosso. Fontes de fibras solúveis são encontradas nas leguminosas (feijão, lentilha, ervilha), nas sementes (chia, linhaça, girassol), nos farelos (aveia, cevada, arroz), nas frutas (maçã, laranja, banana) e hortaliças (cenoura, batata, aipim).

Fibras insolúveis: sua principal ação é o aumento do volume do bolo fecal. A fibra insolúvel mais comum é a celulose, encontrada em alimentos como alface, cenoura, brotos de feijão, aipo, arroz integral, e casca de frutas.

Conheça os benefícios do consumo adequado de fibras alimentares e porque elas ajudam no emagrecimento saudável:

- Aumenta a saciedade porque tornam a digestão mais lenta e aumentam o volume no estômago;

- Previne o acúmulo de gordura visceral, gordura que fica na região abdominal entre os órgãos;

- As fibras alimentares estimulam os movimentos peristálticos e, portanto, auxiliam o transporte do alimento digerido através do intestino, assim previne e/ou trata a constipação intestinal;

- Doenças como Diabetes, hipertensão, obesidade, colesterol alto são menos frequentes em indivíduos que ingerem maior quantidade de fibras. Os géis formados pelas fibras atraem as moléculas de gordura e de açúcar, que são eliminados pelas fezes. Então, as fibras ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue;

- Além disso, evidências científicas demonstram que uma dieta rica em fibras alimentares reduz a incidência de câncer de cólon e outros, precisamente porque as fibras se ligam a possíveis substancias carcinogênicas.

Para garantir todos os benefícios que as fibras podem trazer para nossa saúde é importante consumir diariamente alimentos que são ricos em fibras solúveis e insolúveis. Sendo a recomendação adequada em torno de 14g de fibras para cada 1000 kcal da alimentação diária.

Confira em nosso site e em nossa rede social, as opções de sanduíches e outros produtos ricos em fibras.